Prêmio IAB 2019

O Pavilhão flutuante foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil na categoria Estrutura em Madeira, numa cerimônia na bela Praça das Artes em SP no final de 2019.

Resultado do concurso

Vencedores da premiação iabsp 2019

A premiação iabsp 2019 tem a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, de modo a reconhecer as propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura. Este ano, diferente das edições anteriores, a premiação conciliou os compromissos de celebração da cultura arquitetônica e urbanística na mesma medida que busca minimizar os estímulos à competitividade interna à classe de profissionais.

O modelo proposto foi o de celebrar obras referenciais (projetos executados e não executados) para cada categoria, isto é, destacar aquelas propostas que realmente se destacaram aos olhos do júri quanto à qualidade técnica, reflexão política, ética, poética, capacidade transformadora e pelos argumentos, teses, valores e princípios propostos. Com isso espera-se valorizar as obras, projetos e produções merecedoras de destaque no atual contexto social, econômico, ambiental, urbano, político brasileiro, a fim de promover um sólido repertório de obras referenciais reafirmando a arquitetura e urbanismo como manifestações culturais.

O iabsp recomendou ainda, reservada a autonomia e independência do júri, que fossem privilegiadas no processo de avaliação àquelas propostas que apresentem qualidades decoloniais, contra-hegemônicas; que exercitem novas linguagens, novas formas de uso e ocupação; que valorizem criticamente a memória do ambiente construído e sua relação com a sociedade; e que promovam profundas reflexões conceituais e contextuais sobre diferentes aspectos relacionados à cadeia produtiva da produção do espaço, material e imaterial.