Dissertação de Mestrado: O Centro Cívico nos projetos para a Cidade Universitária Armando Salles Oliveira da USP

Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, para obtenção do título de Mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na área de Arquitetura, Tecnologia e Cidade.
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Ana Maria Reis De Góes Monteiro

Resumo do trabalho:
A idealização das universidades públicas e a realização de suas cidades universitárias representam, em certa medida, a história da construção e desenvolvimento de uma sociedade. Desde a sua formação a Universidade de São Paulo se desenvolveu em paralelo ao avanço teórico e prático do urbanismo da cidade e do estado de São Paulo, ao mesmo tempo que acompanhou e impulsionou as discussões sobre arquitetura, ensino e desenvolvimento público no Brasil. Com a proposta de arquitetos relevantes no cenário da arquitetura moderna brasileira, tanto para a organização urbana do campus quanto para a arquitetura dos edifícios, a USP construiu um importante legado na história da arquitetura nacional e colocou luz no papel dos grandes planos urbanos e arquitetônicos como articulador de uma nova sociedade. Os conceitos modernos de cidade, como espaço possível para as atividades humanas em transformação, estavam colocados nestes grandes planos. A partir da análise e redesenho dos projetos para o centro Cívico da USP, desenvolvidos pelo escritório Rino Levi Arquitetos Associados, e do cruzamento com os desenhos de paisagismo, este trabalho se propõe a colocar em contexto o plano de ocupação proposta pelos arquitetos e paisagistas, estabelecendo sua relação com a discussão urbana da época e reinterpretando o que poderia ter sido o campus Armando Salles Oliveira, em São Paulo.

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.