Sede para uma construtora

  • Ano: 2023
  • Superfície: 420m²
  • Localização: Itatiba SP
  • Projeto de estrutura: StudioBim
  • Projeto de instalações: StudioBim
  • Projeto luminotécnico: Denis Joelsons
  • Consultoria acústica: Helena Padovani
A sede da construtora em Itatiba-SP foi concebida para marcar uma nova fase da empresa, marcada pelo crescimento da equipe e novas perspectivas no mercado.
Além de funcionar como um espaço de trabalho eficiente, buscava-se que a sede fosse uma expressão marcante da identidade da marca ao receber clientes e parceiros.

A localização estratégica do terreno, posicionado em uma esquina com acessos em diferentes níveis, desempenhou um papel crucial na organização do programa arquitetônico. Ao ser implantada em uma cota intermediária, possibilitou a criação de um abrigo para carros no nível da rua mais baixa, ao passo que o acesso de pedestres foi projetado para a rua mais elevada.

O desenho arquitetônico do edi􀇓􀇓cio é uma resposta direta aos recuos obrigatórios do terreno, que moldam seu volume. No interior, a construção é articulada em torno de um vazio central, estabelecendo conexões visuais entre diferentes níveis, programas e usuários. Essa disposição não apenas cria uma dinâmica interessante dentro do espaço, mas também facilita uma generosa entrada de luz natural, promovendo um ambiente interno vibrante e estimulante.

Quanto à execução, o projeto optou-se por uma estrutura mista de concreto e aço. O concreto, por sua natureza amorfa, adapta-se de maneira flexível às demandas geométricas do pavimento térreo, enquanto o aço, com sua característica leveza e esbeltez, compõe a
estrutura do pavimento superior.

A organização dos programas, conforme mencionado, combinada aos materiais de estrutura e fechamento, apresentou um desafio para o projeto: assegurar o máximo conforto acústico para os usuários. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos planos de absorção sonora. Sobre as mesas de trabalho, encontra-se uma nuvem de iluminação e absorção, composta por placas de lã de PET alternadas com luminárias diretas e indiretas. Revestindo todo o bloco de programas de apoio e camuflando suas portas, há um extenso painel ripado de madeira. Suas dimensões e o espaçamento entre as peças são calculados de forma a proporcionar espaço suficiente para que o som seja absorvido pela camada de lã de PET aplicada atrás das ripas. Para finalizar e garantir a absorção no espaço de pé-direito duplo, todo o forro do pavimento superior foi concebido com um sistema de forro modular de tubos revestidos, complementado por manta termoacústica.

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.