- Ano: 2022
- Superfície: 4450m²
- Localização: Santa Maria - RS
- Arquitetura: Bruno Rossi / Adriano Bueno / Natalia Bueno / Isabela Slywitch / Rafael Kenzo / João Pedro Tofano / Carolina Dantas
- Consultoria de estrutura: Diogo Valls
- Renders: Thais Freitas
Pensar um edifício escolar é, por natureza, um desafio e um privilégio.
Pensar este programa inserido no contexto urbano é uma responsabilidade.
O projeto para o edifício da unidade Hortênsias da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul partiu deste desafio, uma vez que o terreno a ele designado se localiza no centro da cidade de São Francisco de Paula – RS, uma cidade de pequeno porte. A intervenção, portanto, precisa ser pensada à luz de sua escala e urbanidade. O terreno, localizado no cruzamento das ruas José Bonifácio e Três de Outubro, apresenta-se como uma oportunidade de estabelecer relações urbanas com duas de suas faces, criando uma ligação que vai desde a Paróquia São Francisco de Paula, localizada numa cota mais alta, até o pequeno edifício a ser mantido, patrimônio do município, localizado em uma cota mais baixa.
Portanto, o partido inicial do projeto foi inseri-lo no sistema de espaços livres urbano, sendo a criação destes espaços não construídos os indutores da organização do programa. Criou-se, desta forma, um eixo que estabelece uma ligação física e visual, através de uma generosa escadaria, entre a praça da rua José Bonifácio até a cota do patrimônio existente, com acesso direto para a R. Três de Outubro. Ao longo deste eixo foram organizados os programas de uso público ou coletivo, como o auditório e seu foyer, cantina e secretarias. Esta nova praça interna coloca em destaque o edifício preservado, cuja construção, agora despida dos anexos, volta a sua forma original e ganha nova dinâmica de uso ao abrigar o diretório acadêmico, local de encontro e acolhimento aos estudantes.











